top of page

Progresso

 

 

Semana 16/02 a 20/02

Primeira reunião com o orientador da dissertação. Foi-me fornecida informação para poder perceber onde se enquadra a minha dissertação. Foram definidos os tópicos a serem abordados no "Estado da Arte" - Avaliação do Potencial Eólico, Caracterização do Auto-Consumo e Tecnoloias de micro e mini eólicas - bem como se definiu que a metodologia passaria pela utilização do software Matlab e Excel.

 

Início de leitura de informação para poder perceber onde se insere a dissertação, ao que responde e para que é necessária. Posteriormente será redigido o "Estado da Arte". Encontro-me neste momento à espera de séries de vento para poder estimar a produção anual de um aerogerador em zona do país a analisar.

Semana 23/02 a 27/02

Leitura de vários documentos relativos ao autoconsumo, à avaliação do potêncial eólico e ao tipo de mini/micro aerogeradores existentes. Início de construção da bibliografia. Atualização do website, nomeadamente a área "Progresso" e "Bibliografia". Algumas dificuldades sentidas para resumir e identificar todas as metodologias já existentes na avaliação do potencial eólico. 

 

Atualização do website, mais concretamente das abas "Apresentação", "Resumo" e "Equipa". Depois da leitura de vários documentos relativos à avaliação do potencial eólico a aba "Apresentação" ficou mais completa. É possível perceber agora que existem vários modelos de avaliação do potêncial eólico que se inserem nas categorias de modelos globais, de mesoescala e de microescala.

Semana 02/03 a 06/03

Atualização do website. A aba bibliografia foi atualizada e é agora possível, relativamente à bibliografia utilizada, obter-se o documento original utilizado (PDF). Da reunião com o Prof. Cláudio saíram várias sugestões para melhoria/conclusão do Estado da Arte. Determinou-se que numa etapa mais avançada da dissertação, quando for feita a análise à viabilidade da instalação do sistema de autoconsumo será feita análise de sensibilidade relativamente a parâmetros críticos que põe em causa o potencial eólico local, tal como a rugosidade. 


 

Semana 09/03 a 13/03

Continuação da construção do estado da arte. Alguma dificuldade sentida na percepção do que é realmente importante incluir no enquadramento. Inclusão de novos fatores que influenciam o perfil de vento. Da reunião semanal com o Prof. Cláudio definiu-se uma nova estrutura para o estado da arte, 1ª parte: 1º Fatores que Influenciam o vento; 2º Informação do Recurso Eólico; 3º Avaliação do Recurso Eólico;

 

Semana 16/03 a 21/03

Primeira entrega para análise de um possível enquadramento da dissertação. Discutidas algumas melhorias a serem feitas, com o orientador. Algumas dificuldades sentidas na busca de documentos que retratem o tratamento das incertezas associadas à avaliação do potencial eólico. Início da construção da dissertação em formato LaTeX.    
 

Semana 24/03 a 29/03

Continuação da construção do estado da arte, acerca da avaliação do potencial eólico. Descobertos alguns estudos comparativos entre observações registadas e previsões, a nível de perfis de vento. Utilização dessa informação para construção de intervalos de incerteza associados à previsão de vento. Início do desenvolvimento do estado da arte relativo ao autoconsumo.

Semana 30/03 a 03/04

Finalização do estado da arte relativo ao autonconsumo. É feita uma análise aos apoios concedidos ao autonconsumo, à sua evolução ao longo dos anos e prevê-se a sua evolução ao nível futuro. Início e conclusão do capitulo "Tipos de tecnologias de microturbinas". É feito um enquadramento do tipo de tecnologias já existente para se justificar a utilização da turbina eólica da Norvento:nED100. Concluída a primeira versão do estado da Arte. 
 

Semana 05/04 a 10/04

Depois da reunião semanal com o orientador de tese verifica-se a necessidade de se alterar ligeiramente a estrutura de organização do estado da arte, ficando a ligeiros acertos da sua conclusão. Abordou-se a metodologia e a caracterização da informação a se utilizar nesta próxima fase da dissertação. Alguma dificuldade sentida para concluir o estado da arte dado que existem poucos dados relativamente ao número de mini e micro turbinas eólicas instaladas no país. 

Semana 13/04 a 17/04

Conclusão do estado da arte. Início da caracterização da informação. Tratamento estatístico das séries de vento relativas às capitais de distrito Portuguesas. Construção de Rosas de Vento, por quadrante e por quadrante + velocidade de vento, e de histogramas de frequência de velocidade de vento. Automatização de Excel para o tratamento estatístico de séries de vento. Cálculo de períodos de tempo sem vento, por capital de distrito. Cálculo total de produção de energia(inclui acertos da Lei da Potência). Interpolação da curva de potência do nED100 para cálculo da energia produzida.

Semana 20/04 a 25/04

Conclusão do estado da arte. Início da caracterização da informação. Tratamento estatístico das séries de vento relativas às capitais de distrito Portuguesas. Caracterização, através de análise estatística, de períodos de tempo sem vento e de períodos de tempo cuja produção se situe entre 80% e 20%. Cálculo da produção anual de eletricidade do nED100, de acordo com as séries de vento associadas a cada capital de distrito. 

Semana 27/04 a 01/05

Inicío do capítulo metodologia. Criação de cenários para avaliação da viabilidade do sistema de acordo com vários parâmetros. Alguns deles: altura da torre,  diâmetro do rotor, tipo de tarifário utilizado, inclusão do fator "incerteza", entre outros. 
Atualização do Website.

Semana 04/05 a 08/05

Criação e estruturação da Metodologia a utilizar na determinação de viabilidade do sistema em estudo. Recolha de dados de um estudo de viabilidade económica de instalação de um sistema de igual potência ao nED100 mas baseado em tecnologia fotovoltaica, para comparação de resultados no futuro. Atualização do website

Semana 11/05 a 15/05

Estudo da constituição dos sitemas tarifários, em particular para MT. Definição de algumas taxas de desconto para compra e transporte de aerogeradores em quantidade. Recebidos dados relativos aos custos de operação e compra do nED100, por parte da Norveto.

Atualização do website. 

Semana 18/05 a 22/05

Aplicação da metodologia. Simulação dos cenários criados e respetiva análise de resultados. Representação gráfica dos mesmos. Início da construção dos mapas e índices de viabilidade económica, por cidade e de acordo com a perspetiva otimista e realista.

Construção de ranking de viabilidade económica do projeto, por cidade e perfil de consumo.

Semana 25/05 a 29/05

Simulação económica de uma UPAC baseada na tecnologia fotovoltaica da mesma potência do nED100. Comparação dos respetivos resultados. Início de estruturação do documento da dissertação. Análise de sensibilidade aplicada aos diversos cenários simulados e análise dos respetivos resultados.

Atualização do Website.

 

Semana 01/06 a 05/06

Fim da aplicação da metodologia e da análise dos resultados. Início da redação da dissertação.

Semana 08/06 a 12/06

Redação da dissertação. Finalização do capítulo 1, relativamente à introdução, aos dados utilizados, à estrutura da dissertação e início da estruturação do capítulo 2. Inclusão de uma seção "resumo" depois de cada capítulo escrito.
Atualização do website.

Semana 15/06 a 19/06

Término da estruturação do capítulo dois. Inclusão de fluxograma indicador do caminho seguido ao longo do capítulo dois da dissertação. Início da redação do capítulo da metodologia e resultados finais.

Semana 22/06 a 26/06

Conclusão dos capítulos 3 e 4 da dissertação, nomeadamente metodologia e resultados finais. Início da redação das conclusões. Correcção ortográfica e gramatical da dissertação.

Semana 28/06 a 02/07

Redação do resumo/abstract. Redação dos devidos agradecimentos. Conclusão e entrega da disserttação no dia 29 de Junho.

Atualização do Website.

bottom of page